07/08/2014

Futuras instalações do CEPED são visitadas em Curitiba

Reitor e professores da UNESPAR, acompanhados do Secretário João Carlos Gomes visitaram, no dia 17 de julho o local onde funcionará a sede do Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastres - CEPED/PR. Localizado no conjunto de edifícios do Palácio Iguaçu, na capital do estado, um espaço com mais de 200 metros quadrados está sendo preparado com a infraestrutura necessária para receber a equipe de gestão do CEPED. Além das mesas de escritório o projeto prevê um ambiente de treinamento com capacidade para 25 pessoas e sala de reunião. A Professora Drª Danyelle Stringari foi indicada pelo Reitor da UNESPAR, Professor Antonio Carlos Aleixo, para a função de Diretora Acadêmica do centro que se subordina, por força do Decreto Estadual nº 9.557, de 6 de dezembro de 2013, diretamente à Reitoria. O mesmo decreto atribui ao CEPED a responsabilidade referente à pesquisa, ensino, extensão e inovação tecnológica voltada aos desastres no Estado.

O CEPED/PR, diferentemente dos outros centros semelhantes que já foram criados no país possui um caráter plural em relação às universidades públicas e privadas, tendo como objetivo implantar e coordenar uma rede em pesquisa, ensino e extensão em redução de riscos de desastres no Paraná, ou seja, todas as universidades podem participar designando um representante do CEPED na sua instituição. Além disso, a concepção do modelo vincula o centro à UNESPAR e à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil - CEPDEC ao mesmo tempo.

Muito embora o espaço não esteja pronto e o CEPED inaugurado, as atividades já começaram e estão sendo preparados um portfólio de cursos voltados à voluntários e aos integrantes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, inclusive que poderão ser realizados pela própria comunidade acadêmica. Outra frente de trabalho se concentra na preparação dos modelos para o estabelecimento de Termos de Cooperação que serão propostos entre o CEPED e as Universidades que desejem atuar em parceria após visita de apresentação do CEPED para seus professores e pesquisadores, a ser programada tão logo haja a inauguração do centro. Após a celebração desses termos o CEPED receberá projetos propostos pelos professores e grupos de pesquisa das mais diversas áreas que possuam aderência do tema e às necessidades percebidas no Paraná e apoiará na captação de recursos para a sua execução, acompanhando as etapas e, principalmente os resultados voltados à redução de desastres no Paraná.