30/01/2015

CEPED/PR recebe a visita da Direção dos Institutos LACTEC para propor parceria

A Direção do CEPED/PR recebeu, nesta quarta-feira (28) a visita do Prof. Dr. Ney Augusto Nascimento, acompanhado da Dra. Akemi Kan, ambos representando os Institutos LACTEC – instituição que possui grande tradição e respeito no que se refere à pesquisa, ensino e inovação tecnológica. Eles foram recepcionados na sede do CEPED/PR para que lhes fosse apresentado o projeto que envolve a constituição da Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica voltada à redução de riscos de desastres – REDESASTRE, que possui no CEPED/PR o seu órgão gestor.
Após a apresentação conduzida pelo Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, Ten.-Cel. Edemilson de Barros e pelo Diretor do CEPED/PR, Cap. Eduardo Gomes Pinheiro, foi realizada a entrega de um processo contendo a proposta para a celebração do Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, com o objetivo de serem realizadas ações conjuntas nas áreas de atuação do LACTEC e de acordo com as necessidades do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná. Após a análise e manifestação pelo LACTEC as instituições tendem a chegar ao entendimento que resultará na celebração do referido termo e início dos trabalhos.

REDESASTRE

A REDESASTRE surgiu graças às características diferenciadas do modelo de CEPED adotado pelo Estado do Paraná em caráter pioneiro no Brasil. Instituída pelo Decreto Estadual nº 12.445/14 trata-se da primeira rede no país formalmente criada para buscar a integração das instituições de ensino e pesquisa com os órgãos de proteção e defesa civil em prol da redução de riscos de desastres. A proposta de atuação plural do CEPED/PR e a instituição da REDESASTRE permitem que, a cada Termo de Cooperação Técnica firmado com importantes instituições de destaque no estado, independentemente de serem públicas ou privadas, surja um núcleo de pesquisa, ensino e inovação tecnológica na instituição cooperada, logo, a rede vai adquirindo forma. Um dos principais objetivos desse formato consiste em possibilitar a atuação regionalizada integrando os problemas que existem nos municípios com a expertise do corpo de pesquisadores das universidades e instituições congêneres regionalizadas, tendo a coordenação dos trabalhos realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, por meio do órgão gestor da rede, o CEPED/PR.
Desde o início dos trabalhos do CEPED/PR, que antecedeu inclusive a sua inauguração formal, estão tramitando processos que permitirão, em breve, a celebração do Termo de Cooperação com pelo menos dez universidades e institutos de pesquisa. A previsão é que as primeiras assinaturas ocorram a partir do início de fevereiro.

Participação na REDESASTRE

As instituições que tenham a intenção de participar da REDESASTRE são sempre muito bem vindas e, para o início do processo basta o envio de um e-mail para aos cuidados da Seção de Pesquisa do CEPED/PR para o endereço: ceped@ceped.pr.gov.br. Além disso, estamos sempre à disposição pelo telefone (41) 3350-2608.