11/03/2015

CEPED Recebe reunião da AbE – Adaptação baseada em Ecossistemas

O projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, realizado pela GTZ (Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit)  e MMA (Ministério do Meio Ambiente). No Brasil pretende capacitar gestores, com atuação em projetos no bioma Mata Atlântica, em uma estratégia denominada Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE), que consiste na manutenção de ecossistemas naturais segundo parâmetros de boa qualidade que permitam a continuidade dos serviços ambientais essenciais que originalmente provinham destes.
Os participantes de um dos cursos propostos pela equipe técnica do projeto são os coordenadores municipais de proteção e defesa civil das sete unidades litorâneas paranaenses, sete representantes do sistema SEMA, sete professores das universidades litorâneas e representantes das prefeituras da região ligados à questão ambiental ou de defesa civil que ainda não tenham participado de nenhuma das edições anteriores.
As datas ainda não estão definidas em virtude da necessidade de compatibilizar a agenda dos ministrantes da GTZ, mas acontecerá ainda neste primeiro semestre de 2015.
A comunidade litorânea poderá ser contemplada no futuro, com vagas em curso de sensibilização, mas com o uso de uma linguagem e métodos adequados ao fim que se propõe a AbE.
Definida a data do curso de aprendizagem da técnica de AbE os integrantes do grupo de apoio ao projeto darão divulgação junto às suas comunidades de influência com vistas à definição dos participantes.