17/07/2015

II Curso de capacitação em Mapeamento de Áreas de Risco para Prevenção de Desastres Hidrológicos com Ênfase em Modelagem Hidrogeomorfológica

Na última década, os desastres hidrológicos vêm ocorrendo com maior frequência e severidade no Brasil. Por isso, é necessário que se busquem medidas no sentido de reduzir a ocorrência e os impactos de tais desastres. O mapeamento de áreas de risco é extremamente importante nesse processo e possui custo comparativamente reduzido e elevada eficiência. Em contraponto, existem poucos técnicos qualificados para desenvolver adequadamente este tipo de mapeamento. Portanto, o GPDEN realizou voluntariamente o I Curso de Capacitação em Mapeamento de Áreas de Risco para Prevenção de Desastres Hidrológicos com Ênfase em Modelagem Hidrogeomorfológica no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Tendo sucesso, iremos realizar a 2ª edição do curso em outubro de 2015.

Objetivos: Fornecer aos técnicos do setor de gerenciamento de desastres naturais os conhecimentos necessários para realizar o mapeamento de áreas de risco de desastres naturais, com ênfase em desastres hidrológicos (inundação, escorregamento, e fluxo de detritos).

Datas: 19 a 24 de outubro de 2015

Local: Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Av. Bento Gonçalves 9500, Caixa Postal 15029, CEP91507-970, Porto Alegre-RS)

Duração: 40 horas

Investimento: Curso oferecido gratuitamente

Equipe técnica: Grupo de Pesquisas de Desastres Naturais – GPDEN / IPH / UFRGS

Responsável: Masato Kobiyama (IPH/UFRGS)

Promoção: GPDEN

Apoio: Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH)

Vagas: vinte (20) profissionais, preferencialmente funcionários públicos.

Fonte: GPDEN