26/08/2015

UNESPAR E CEPED/PR têm programa aprovado no ProExt 2016

O Programa de Extensão Universitária (ProExt) é um programa do Ministério da Educação que tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social.
Chamado de Programa de Estruturação, Implementação e Gerenciamento de um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) para Desastres Ambientais na Área do Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP), o programa prevê ações voltadas à formação de um NUPDEC envolvendo alunos e professores do Campus Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná, preparando-os para o desenvolvimento das ações de proteção e defesa civil principalmente voltadas à preparação e atendimento à fauna oleada em caso de acidentes com produtos químicos perigosos no Complexo Estuarino de Paranaguá – CEP, com a participação da Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA.
O programa prevê a oferta de cursos de capacitação para os acadêmicos e para a comunidade litorânea, além da realização de simulados, nas seguintes áreas:
- curso de capacitação em Voluntariado, com carga-horária de 20 horas;
- curso de capacitação de pescadores no Resgate à fauna Oleada, com carga-horária de 8 horas;
- curso de Despetrolização da Fauna Oleada, com carga-horária de 40 horas.
Os cursos se destinam aos seguintes públicos-alvo: Comunidade Acadêmica (discentes e docentes), comunidade pesqueira, profissionais das áreas afins (Biólogos, Médicos Veterinários), comunidade local, iniciativa privada na área portuária e comunidades
lindeiras e deve beneficiar toda a população dos municípios do litoral.
A coordenação do programa está à cargo da Profª Dra Danyelle Stringari, Diretora Acadêmica do CEPED/PR e também pesquisadora e docente da Unespar, e possui como pesquisadores professores da Unespar, além do Capitão Msc. Eduardo Pinheiro, Diretor do CEPED/PR, participando como Vice-Coordenador do programa.
Apesar da publicação do resultado neste ano de 2015 a previsão para a liberação dos recursos e início dos trabalhos está prevista para o ano de 2016.
A Profª Danyelle Stringari comemorou o resultado: “É uma honra coordenar um programa como o que foi aprovado e a responsabilidade de ter sido o único no Brasil nessa área nos enche de entusiasmo para darmos início às atividades previstas. A Unespar demonstra o trabalho sério que vem fazendo e o CEPED/PR dá sinais de ampliação da sua consistência nas suas realizações direcionadas para a redução do risco de desastre”.

Histórico e necessidade

A cidade de Paranaguá e a sua zona estuarina se localizam em uma área de alta fragilidade socioambiental suscetível à ocorrência de desastres ambientais relacionados pela presença do maior porto graneleiro da América Latina, especialmente pela ocorrência de derramamentos de produtos derivados de petróleo. A região se encontra em um dos maiores complexos estuarinos do mundo e é cercada pela maior área contínua de Floresta Atlântica do Brasil. O Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP) é um dos estuários com maior biodiversidade do planeta e que sustentam diversas atividades extrativistas. Na última década, dois grandes desastres com derramamento de óleo e derivados ocorridos na região portuária de Paranaguá demonstraram grande desarticulação e descoordenação com relação as ações de resgate à fauna e que levaram à mortalidade de quase todos animais resgatados. Desta forma, o programa de extensão tem como objetivos criar um Núcleo de Proteção e Defesa Civil em Desastres Ambientais (NEPDEC) e capacitar a comunidade acadêmica e os agentes locais para a atuação em áreas de risco do CEP envolvendo o derramamento de óleo, fortalecendo, neste sentido, a cultura de prevenção e percepção de riscos no município. É nesta perspectiva que se apresentam os motivos para a execução deste programa, integrando a universidade e a comunidade na promoção de estudos, pesquisas e extensão em torno de aspectos desta realidade regional. Pretende-se portanto, contribuir no processo de intercâmbio e disseminação do conhecimento, face aos complexos riscos e desafios socioambientais que se apresentam atualmente no município de Paranaguá.
O denominado Programa de Estruturação, Implementação e Gerenciamento de um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) para Desastres Ambientais na Área do Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP).