28/09/2017

ISAE/FGV assina cooperação com o CEPED e é a vigésima quinta instituição a integrar a Redesastre

Na última segunda (25), o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) e a Escola de Negócios (ISAE) firmaram uma cooperação técnica-científica que tem como objetivo propiciar o intercâmbio científico e tecnológico voltado à gestão e redução de riscos e desastres no Estado do Paraná.
O acordo abrange atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, serviços educacionais de pesquisa e extensão e utilização de instalações e equipamentos.

Na solenidade realizada no gabinete do Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Elio de Oliveira Manoel, estiveram presentes o diretor do CEPED/PR, Capitão Eduardo Pinheiro, o vice-reitor da Unespar, Sydnei Kempa; a diretora acadêmica do CEPED, Dra. Danyelle Stringari, o coordenador executivo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Ten-Cel. Edmilson de Barros. O presidente da ISAE, Norman de Paula Arruda Filho, junto a sua comitiva.

“A Redesastre é uma iniciativa inovadora de orientação de trabalhos e pesquisas científicas na área de Gestão do Risco de Desastres (GRD) e Redução do Risco de Desastres (GRD). Com a assinatura deste termo, o ISAE assume a responsabilidade para atuar em conjunto ao CEPED e a Redesastre para um Paraná mais resiliente e com menos desastres”, explica o chefe da Casa Militar.

CEGERD
Na ocasião, o presidente do ISAE, Sr. Norman Arruda Filho, o vice-presidente da instituição, Roberto Pasinato, e a comitiva formada pela diretora, Tânia Lopes, e pela coordenadora, Márcia Cassitas, visitaram o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD), localizado na sede do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, no Palácio das Araucárias. Durante a visita, o Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, apresentou as mais modernas instalações para o monitoramento de desastres em todo o Paraná. Inaugurado em maio deste ano, o CEGERD faz parte do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, por meio do Fortalecimento da Gestão de Riscos de Desastres, financiado parcialmente com recursos do Banco Mundial.