03/10/2017

Palestra sobre resiliência e psicologia do desastre inaugura Rede temática em Atenção Psicossocial e Saúde Mental em Desastres no Paraná

Autoridades paranaenses e covidados se reuniram na manhã do último sábado para abertura da  Rede temática em Atenção Psicossocial e Saúde Mental em Desastres do Paraná. A iniciativa é inédita no país e tem como objetivo promover o estudo e a atendimento à saúde mental em decorrência de desastres.

Para a ocasião, o professor titular da Universidade de Lisboa, Dr. José Manuel Palma-Oliveira, foi convidado para realizar a palestra “Prevendo a resiliência das comunidades em um contexto de mudanças climáticas”, que reuniu cerca de 40 profissionais e estudantes interessados em aproximar do conhecimento relacionados a psicologia, resiliência e mudanças climáticas.

O Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel QOPM Elio de Oliveira Manoel, e o Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel QOBM Fábio Mariano de Oliveira, também participaram do evento, que contou ainda com a presença dos diretores do CEPED, Capitão QOBM Eduardo Gomes Pinheiro e Dra. Danyelle Stringari, juntamente com a líder do grupo de pesquisa Desastres, Ambiente e Comportamento Humano (Unioeste), Dra. Eveline Favaro.

Na palestra, o professor destacou a necessidade das instituições pensarem em resiliência como um sistema flexível prévio, bem como a importância dos gestores terem uma visão sistêmica do risco de desastres, uma vez que os atuais modelos apresentam-se defasados. Ele ainda destacou que as áreas de psicologia, engenharia e a ecologia sejam trabalhadas de modo integrado pelos profissionais que atuem na prevenção, mitigação e recuperação de áreas suscetíveis a desastres.