10/10/2017

1º Colóquio Internacional de Emergências e Desastres contou com a participação do CEPED/PR

Foi realizado em Campo Grande-MS, entre os dias 5 e 6 de outubro, o 1º Colóquio Internacional de Emergências e Desastres. O evento, promovido pelo portal Emergência On-line, foi sediado nas instalações da Universidade Anhanguera UNIDERP e contou com a participação de alunos de vários cursos e, também, de profissionais da área de emergências, integrantes de órgãos setoriais do governo local e estadual, bem como das Coordenadorias Estadual do Mato Grosso do Sul e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande.

A programação contemplou vários assuntos e reuniu, além de palestrantes brasileiros, profissionais do Chile e da Colômbia os quais compartilharam suas experiências e conhecimento. Dentre eles, esteve o Cap. Dr. Eduardo Gomes Pinheiro, Diretor do CEPED/PR, abordando o tema: Estratégias para a Resiliência nas Cidades Brasileiras. Na sua fala foram tratadas questões afetas ao risco de desastre e as cidades, à Campanha Global Construindo Cidades Resilientes e, também, sobre o modelo inovador de estratégia desenvolvido pelo Paraná que deu origem ao CEPED/PR e à Redesastre - Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica.
Palestra Campo Grande

Importante reconhecer que a organização do evento ocorreu de forma voluntaria a partir da iniciativa do Sr. Otávio Mello - radioamador e seus apoiadores, inclusive familiares e amigos, demonstrando o poder de mobilização e participação do voluntariado também para as questões afetas à redução do risco de desastre no Brasil.

A Redesastre é completamente  voltada à redução de riscos e desastres no Estado do Paraná e está instituída pelo Decreto Estadual nº 12445/14. O propósito desta ação inovadora é a cooperação e intercâmbio científico/tecnológico direcionado à redução de riscos e desastres no estado. Na rede são desenvolvidas atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, serviços educacionais de pesquisa e extensão e a utilização de instalações e equipamentos.

A Redesastre é a primeira rede oficialmente criada no Brasil com a finalidade de tratar o tema. O surgimento se deu a partir do CEPED/PR, visto que o centro tem como característica a atuação em regime de cooperação com instituições de ensino e pesquisa. Logo, na medida em que os Termos de Cooperação são assinados entre o CEPED/PR e as instituições de ensino e pesquisa e/ou congêneres, surgem células do CEPED naquela entidade integrada à Redesastre.