25/10/2017

Capacitação para gestão de desastres e crises abre nova turma.

Empregados de áreas que atendem emergências, desastres e crises na Sanepar poderão se inscrever para participar de uma capacitação sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta de gestão adotada por órgãos de segurança pública de todo o País por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Civil.

O treinamento é parte do convênio com Casa Militar, Defesa Civil Estadual/Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) e Funespar para a redução de riscos de desastres no Estado do Paraná.

O período de inscrições vai de 25 de outubro a 8 de novembro. Serão oferecidas 100 vagas para a Sanepar e esta será a segunda vez que a Companhia poderá participar da capacitação.

O treinamento será à distância, podendo o aluno acessar as aulas de um computador, sem necessidade de deslocamento. O curso tem carga horária de 20 horas e o inscrito tem um mês para conclui-lo. Para realizar a inscrição, deve-se enviar para o e-mail isabelam@sanepar.com.br até o dia 8 de novembro as seguintes informações: nome, CPF e endereço de e-mail.

AGILIDADE - O Sistema de Comando de Incidentes (SCI) possibilita que diversas instituições atuem rapidamente e de maneira coordenada para que problemas, como a falta de distribuição de água para a população no caso de um desastre, sejam resolvidos de forma que haja uma solução integrada da situação, viabilizando o deslocamento a locais de difícil acesso, com equipes especializadas compostas por técnicos de todas as instituições do Estado que estejam envolvidas naquela solução específica.

COOPERAÇÃO - A capacitação sobre o SCI faz parte de um Termo de Cooperação Técnica com a Casa Militar, via Ceped e Funespar. O acordo preocupa-se com o intercâmbio científico e tecnológico para atividades de pesquisa, treinamento e transferência de tecnologias sobre temas de interesse comum, como inundações, chuvas intensas, secas e estiagens e levantamento de áreas de risco.

Além da capacitação de técnicos sobre a redução de riscos de desastres no Estado do Paraná, ofertados pelo Ceped, o termo prevê a execução de projetos de pesquisa sobre temas relacionados a desastres e a saneamento. Estão em andamento 14 projetos. Nos dias 7 e 8 de novembro será realizado um workshop sobre os resultados parciais deste convênio, com apresentação das pesquisas feitas pelas instituições universitárias.

FONTE: Intranet SANEPAR