09/11/2017

CEPED realiza evento voltado à pesquisa em Redução do Risco de Desastres no Paraná

Nesta quarta (8), chegou ao fim o 1º Seminário Redesastre realizado pelo CEPED em parceria com a Sanepar. Ao todo, 15 projetos foram apresentados, entre os dias 07 e 08 de novembro, pelas instituições parceiras da Redesastre à comissão de projetos da Sanepar, CEPED e ao público.

Os estudos desenvolvidos seguem três linhas de pesquisa fundamentais: capacitação à distância, monitoramento e alarmes e atendimento aos afetados por desastres. O evento é resultado do convênio técnico-científico promovido pelas instituições, que tem em vista financiar o desenvolvimento de pesquisa para a redução do risco de desastres no Paraná.

Na ocasião, o Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Élio de Oliveira Manoel Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Elio de Oliveira Manoel, o coordenador executivo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Ten-Cel. Edmilson de Barros abriram o evento. Em seguida, o diretor do CEPED/PR, Capitão Eduardo Pinheiro, e a diretora acadêmica do CEPED, Dra. Danyelle Stringari, deram início ao ciclo de apresentações dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do centro.

Trata-se da etapa para a apresentação dos resultados parciais do projeto. Em 2018, haverá outro evento para que os resultados finais sejam conhecidos e disponibilizados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil paranaense.