15/12/2017

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil divulga balanço das ações em 2017

CONFIRA A matéria em áudio (dowload)

A poucas semanas para o início de 2018, integrantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná e do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) se reuniram para realizar um balanço de suas ações em 2017 durante a tradicional confraternização de fim de ano. O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, coronel Élio de Oliveira Manoel, o tenente-coronel Edemilson de Barros, coordenador-executivo de Proteção e Defesa Civil do Paraná, assim como os chefes das seções da Defesa Civil e o chefe do Centro Universitário, capitão Eduardo Pinheiro, estiveram presentes no almoço em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba.

Para militares, profissionais que atuam no setor e bolsistas do CEPED/PR, o coronel Élio falou que as metas de todos os projetos previstos para 2017, foram cumpridas. E comentou que, em breve, o CEPED/PR deve ganhar vida própria.

Sonora Cel Élio de Oliveira Manoel

O secretário também falou sobre os R$ 30 milhões de reais investidos em vários projetos para atender às necessidades da população paranaense.

Sonora Cel Élio de Oliveira Manoel

O tenente-coronel Edemilson de Barros destacou as transformações ocorridas a partir de 2011, quando iniciou a gestão do governador Beto Richa, em todos os setores do governo, inclusive na Defesa Civil. E que um dos destaques foi o Sistema Paranaense de Gestão de Situações de Desastres, o SISDC – sistema informatizado de Defesa Civil, que em 2015 ganhou no Japão um prêmio concedido pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres da ONU.

O sistema paranaense foi considerado o melhor das Américas para a gestão interna de desastres, sendo o único projeto brasileiro premiado na campanha global da Organização das Nações Unidas “Construindo Cidades Resilientes”.

Em 2017, o desenvolvimento tecnológico foi mais uma vez destaque no cenário nacional de gerenciamento de desastres, com a inauguração do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CEGERD e, também com a implementação da nova ferramenta de envio de mensagens por SMS contendo alertas de eventos meteorológicos severos para a população do Estado do Paraná.

Sonora Ten. Cel. Edmilson de Barros

Outras ações estruturadas pela Defesa Civil do Estado do Paraná geraram investimentos que permitem prever a execução de novos projetos.

Sonora Ten. Cel. Edmilson de Barros

Além daqueles já foram concluídos, a Defesa Civil e CEPED/PR vão encerrar o ano com vários projetos em andamento.

Sonora Ten. Edmilson de Barros

(Fonte: http://www.defesacivil.pr.gov.br)