21/12/2017

Atividades desenvolvidas pela Seção de Ensino e Extensão do CEPED/PR 2017

Inaugurado em dezembro de 2014, o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/PR, órgão composto pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná e pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), fecha 2017 com números que superam as expectativas.

Dos 13 cursos realizados ao longo do ano, e não só em Curitiba, como também em Londrina Maringá e Cascavel, saíram com o certificado em mãos, 1.145 pessoas. As aulas foram presenciais e à distância.  Para os estudantes, valem como complemento da carga horária.

Além de capacitar técnicos sobre a redução de riscos de desastre no Paraná - por meio do convênio com a Casa Militar e Universidade Estadual do Paraná - o CEPED/PR executou projetos de pesquisa sobre temas relacionados a desastres e saneamento.

O CEPED/PR tem como diferencial, a responsabilidade de constituir uma rede que envolva as universidades públicas (federais e estaduais) e privadas, bem como outras instituições de pesquisa, parques tecnológicos, institutos, fundações – todas instituições que possuem aptidão para tratar o tema redução de riscos de desastres.

A direção do CEPED/PR realiza-se em conjunto pelo capitão Eduardo Gomes Pinheiro, mestre e doutor em Gestão Urbana e pela professora dra. Danyelle Stringari, da Universidade Estadual do Paraná, pesquisadores que representam a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a UNESPAR, respectivamente.

Para a professora Danyelle, a capacitação desse número expressivo de voluntários, profissionais e estudantes de várias áreas é fundamental para minimizar os efeitos dos desastres que podem ocorrer a qualquer momento, em todas as regiões do estado. E destacou a formação diferenciada que os cursos do CEPED/PR oferecem aos participantes. “É uma maneira de suprir a falta de profissionais preparados para enfrentar situações de riscos. E em 2018, o nosso foco estará todo voltado à realização de outros cursos de qualificação, inclusive, os que vão falar sobre a campanha da ONU sobre Cidades Resilientes ”.

Os cursos são ministrados por integrantes do CEPED/PR, por proponentes das instituições cooperadas e da própria Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

PARTICIPANTES DOS CURSOS

Participaram dos cursos oferecidos de forma gratuita pelo Centro Universitário, gestores que atuam na área de Proteção e Defesa Civil, colaboradores da Sanepar, profissionais de escolas municipais de Maringá, radioamadores voluntários e acadêmicos de várias áreas.

Entre os objetivos específicos dos cursos estão o de promover o fortalecimento da cultura da gestão de riscos e desastre no Paraná; formar profissionais da educação para compor as brigadas escolares nos estabelecimentos da rede pública de ensino; capacitar radioamadores voluntários que possam apoiar a Defesa Civil em resposta a desastres e repassar informações sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), uma ferramenta de gestão que auxilia o controle de emergências que envolvem a participação de vários órgãos e entidades.

A cooperação técnica entre o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, firmada em julho deste ano, permitiu que psicólogos(as) e estudantes de psicologia recebessem capacitação para atuar com pessoas envolvidas em desastres. Os cursos foram aplicados no 2° semestre em aulas presenciais em diferentes regiões do estado do Paraná.

PALESTRA

Na área de ensino, também foi destaque em 2017, a palestra de José Manuel Palma-Oliveira, da Universidade de Lisboa sobre a resiliência das comunidades em contexto de mudanças climáticas. O público foi formado por psicólogos, estudantes de psicologia e outros profissionais que trabalham com o tema da psicologia ambiental e gestão de riscos e de desastres.

Para 2018, o Centro Universitário está elaborando vários cursos, entre eles, o que trata do desenvolvimento de capacidades para tornar as cidades resilientes. "O curso é voltado a gestores públicos municipais das áreas de saúde, urbanismo, educação, meio ambiente, defesa civil, obras públicas, administração e finanças. As aulas serão à distância e a previsão é que seja lançado em março", segundo o chefe do CEPED/PR, capitão Pinheiro.

As informações sobre os cursos que serão oferecidos em 2018, devem ser divulgadas em todos os canais de comunicação do CEPED/PR.