logo ceped

Notícias

07/02/2018

CEPED/PR participa de Seminário Internacional de Gestão do Risco de Desastres, em Belo Horizonte

O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR), com sede em Curitiba, vai ser representado no V Seminário Internacional-Gestão do Risco de Desastres, que será realizado nos dias 21 e 22 deste mês em Belo Horizonte (MG), pelo major BM Eduardo Gomes Pinheiro, diretor do CEPED/PR.

O objetivo do seminário é a disseminação de conhecimentos e práticas adotadas em outras localidades do país e do exterior. As ações estarão voltadas à promoção da redução ao risco de exposição da sociedade aos desastres naturais e tecnológicos.

O evento é destinado à comunidade que integra a Proteção e Defesa Civil, e conta com o envolvimento de órgãos da União e Estados, e também, da comunidade acadêmica, para fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.


Na palestra que vai fazer no segundo dia do seminário (22), a partir das 09h30, o major Pinheiro vai falar sobre “As potencialidades do CEPED/PR para contribuir com as ações de preparação, resposta a desastres e resiliência”. Para ele, o convite para participar de um evento internacional, se deve às características inovadoras que têm sido aplicadas pelo formato adotado aqui no Paraná, que vincula o CEPED à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e também a um conjunto de universidades reunidas em torno de uma temática. “Sem essa mobilização, que nos dá acesso a diversas áreas que fazem parte da gestão integrada do risco de desastre, não vamos avançar”, afirma.


O major Pinheiro diz que essa é a oportunidade de mostrar o que já foi feito, quais as perspectivas para o futuro e alternativas que o modelo deve proporcionar para uma redução efetiva do risco de desastres. “Isso é bem interessante porque ao mesmo tempo em que os resultados são apresentados, podemos refletir e olhar para frente tentando imaginar cenários da gestão de risco de desastres e as contribuições do CEPED/PR em cada um deles, principalmente da Redesastre”.

O diretor da instituição diz ainda que é preciso pensar em como ajudar governos, cidadãos, técnicos das mais diversas áreas e as próprias universidades dentro do processo de formação das pessoas, e dos profissionais que têm, de alguma forma, responsabilidades no trabalho com a gestão do risco. “Como é que podemos fazer isso acontecer, com o resultado desse modelo que está implantado e em funcionamento no Paraná”, questiona.


O V Seminário Internacional-Gestão do Risco de Desastres terá a participação de palestrantes internacionais, como a britânica e oficial do Corpo de Bombeiros de Londres, Susan Jane Ellison-Bunce, o chileno e ex-bolsista da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e consultor em Redução do Risco de Desastres, Cristóbal Gonzalo Mena Amigo, e, ainda, o japonês e integrante da JICA, Daisuke Yokoyama, além de especialistas de todo o Brasil, integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e Ministério da Integração.

O evento será realizado no auditório JK, na Cidade Administrativa, a partir das 8h da manhã, em Belo Horizonte.


A participação no Seminário está condicionada à realização de inscrições conforme orientações contidas nos links abaixo.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.