09/03/2018

Academia Policial Militar do Guatupê entrega medalhas de Mérito de Ensino a professores da UNESPAR

Na manhã desta sexta-feira (09/03), a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), localizada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, comemorou seus 47 anos de existência em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades civis e militares, entre eles o comandante do 5º GAC-AP, tenente-coronel Sanzio Ricardo Rocha Gusmão, e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel, bem como convidados e a comunidade. Na solenidade houve também a entrega do Espadim Tiradentes (arma símbolo do cadete) aos 14 integrantes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e da medalha de Mérito de Ensino.

“Em 25 anos de atividade policial tenho a visão da importância da APMG e a necessidade da constante capacitação. Toda vez que uma equipe vai à rua fazer uma abordagem ou operação, quanto mais capacitado está o policial mais tranquila fica a sociedade”, disse o Secretário de Segurança, Júlio Reis, que também parabenizou os cadetes. “Acredito que no final desses três anos eles sairão verdadeiramente preparados para proteger a população paranaense”, acrescentou.

A APMG foi inaugurada em 08 de março de 1971 e desde então ocupa um lugar de destaque no cenário nacional na educação. “A data de hoje é simbólica e importante para a APMG e a Polícia Militar. Nestes anos nos consolidamos na área do ensino policial e bombeiro militar na parte de técnica profissional, nos estruturando em novas tecnologias e, principalmente, nesta vinculação acadêmica com a Unespar, quando podemos certificar e fazer cursos de graduação e pós-graduação. Entramos em uma nova fase e a instituição está cada vez mais em um desenvolvimento educacional de alta qualidade”, destacou o diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) e comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro.

MEDALHA -
Durante o evento foi entregue a Medalha Mérito de Ensino aos professores e instrutores da APMG, militares e civis que atuam nos núcleos de ensino da PM em todo o estado, como forma de gratidão e reconhecimento pelo empenho e dedicação à instituição. A honraria foi instituída pela portaria do comandante-geral nº 1027 de 17 de agosto de 2009 com a finalidade de atribuir reconhecimento aos militares e civis.

A Medalha Mérito de Ensino da APMG foi dividida em: Medalha Policial Militar “Coronel Dagoberto Dulcídio Pereira” e Medalha Bombeiro Militar “Coronel Renê Raul Vegerro Silva”.

A profª dra Danyelle Stringari, diretora acadêmica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) e também pesquisadora e docente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), junto com o pró-reitor de pesquisa e pós graduação da instituição, prof. Carlos Alexandre Molena Fernandes, receberam a medalha Mérito de Ensino Policial Militar. “A Unespar realiza há dois anos um trabalho de aproximação entre a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e a instituição de ensino superior para fomentar a pesquisa na própria academia”, explica o professor Molena.

O promotor Jorge César de Assis, instrutor de Direito Penal Militar material e processual, atuou na APMG até 1995 quando saiu da PM para entrar no Ministério Público. “Retornei para a Academia no ano passado e a parabenizo por todo o desenvolvimento. Agora os cursos de pós-graduação colocarão a instituição num ponto elevado de ensino, não só militar, mas no geral. É um momento especial para a Polícia Militar do Paraná”, ressaltou.

Fonte: http://www.pmpr.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=23842&tit=APMG-comemora-47-anos-durante-solenidade-com-entrega-do-Espadim-Tiradentes-e-medalha-de-Merito-de-Ensino