13/03/2018

Integrantes do CEPED/PR recebem Medalha de Mérito da Casa Militar do Estado do Paraná

O governador Beto Richa e o secretário-chefe da Casa Militar do Estado do Paraná, coronel Élio da Silveira Manoel entregaram nesta segunda-feira (12), a Medalha de Mérito “Coronel PM Euclides Silveira do Valle”, o primeiro chefe do órgão, durante a solenidade de comemoração dos 90 anos da Casa Militar, no Palácio Iguaçu.

A condecoração foi sancionada pelo próprio governador Beto Richa em dezembro de 2017, com o intuito de condecorar militares estaduais e federais, civis e instituições públicas ou privadas que tenham se destacado por relevante participação em prol das atividades da Casa Militar.

A indicação deve recair em civil de reputação ilibada, em soldado que esteja no Excepcional Comportamento e em oficial ou praça que não tenha sido punido pelo cometimento de falta grave, ou, em qualquer caso, não tenha sido punido pelo cometimento de faltas atentatórias às instituições ou ao Estado, aos direitos humanos fundamentais ou aquelas de natureza desonrosa.

Foram agraciados o governador e a vice-governadora Cida Borghetti, secretários de Estado e integrantes civis e militares da Casa Militar, entre eles, o diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR), major BM Eduardo Gomes Pinheiro, a diretora acadêmica do órgão, Danyelle Stringari, e o responsável pela Seção de Ensino e Extensão do Centro Universitário, o subtenente Valter Monteiro.  Eles receberam a Medalha de Mérito pelos relevantes serviços prestados à Casa Militar do Paraná.

O governador ressaltou a contribuição da Casa Militar ao longo de sua história, principalmente à frente da Defesa Civil, que é chefiada pela pasta desde a Constituição Estadual de 1989. “A Casa Militar tem feito um trabalho fantástico, em sinergia com outros órgãos do Estado, na proteção das famílias paranaenses, criação de medidas de prevenção e recuperação de danos provocados por eventos naturais”, disse ele.

A Casa Militar foi criada em 29 de fevereiro de 1928 para fazer a parte de segurança das autoridades governamentais e das sedes oficiais dos poderes. “Ao longo desses 90 anos de história, no entanto, tivemos um grande desenvolvimento operacional, que nos ensinou bastante e trouxe muita evolução”, disse o chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel.

Hoje, as atribuições da Casa Militar compreendem a assistência ao governador a assuntos militares de natureza protocolar; coordenação das relações do chefe do governo com autoridades militares; segurança do governador, da sua família, da vice-governadora, do Palácio Iguaçu e das residências oficiais; e a recepção e triagem de documentos enviados ao governador.

LIVRO - A história da secretaria que está à frente da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, virou um livro, que foi lançado durante a cerimônia.  ‘A trajetória dos 90 Anos da Casa Militar’ é de autoria do capitão João Carlos Toledo Júnior, atual chefe da Assessoria Técnica do órgão. O livro aborda desde a criação do serviço de ajudante de ordens do então presidente do Estado, em 1857, até os dias atuais, em que a Casa Militar é também responsável pela Proteção e Defesa Civil. Além disso, graças a um acordo de cooperação firmado em 2011 com a Central Estadual de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde, a Casa Militar também faz o transporte aéreo de órgãos e tecidos para transplantes.

O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), criado em 2014, também é subordinado à Casa Militar. “Desde 2011, já passamos dos R$ 100 milhões entre obras de reconstrução e ajuda humanitária às pessoas atingidas por desastres naturais, bem como na estrutura do CEPED, que funciona no Palácio Iguaçu”, afirmou o coronel Manoel.

O livro terá distribuição gratuita e ficará à disposição dos interessados na biblioteca da Casa Militar, no Palácio Iguaçu. “Também faremos doações da obra para escolas militares e colégios do Governo do Estado”, disse o autor.

Por Sara Carvalho, Assessoria de Comunicação (CEPED/PR)

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=97543&tit=Casa-Militar-completa-90-anos-com-livro-sobre-sua-trajetoria