15/03/2018

CEPED/PR participa de encontro promovido por Defesa Civil Municipal.

O diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR), major Eduardo Pinheiro, faz uma palestra no dia 19, segunda-feira, às 14h00, no I Encontro de Defesas Civis, Núcleos Comunitários de Proteção e de Voluntários do Paraná, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba. Nesse evento serão compartilhadas informações para a redução do risco de desastres e definição de protocolos de atendimento às emergências.

O evento começa às 9h, com uma palestra do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, sobre obras de prevenção a enchentes executadas na gestão Rafael Greca. O encontro segue até o fim da tarde de terça-feira (20/3).

Além da resiliência – capacidade do poder público e dos cidadãos para agirem em circunstâncias adversas como alagamentos, incêndios e estiagens prolongadas para retomar a normalidade –, também serão discutidas no encontro a avaliação e identificação de riscos em imóveis e segurança de barragens.

São esperados cerca de 200 participantes de Curitiba, Região Metropolitana e do interior do Estado. “A meta é aproximar as defesas civis locais para estimular a troca de informações e criar protocolos de ação”, resume o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

CURITIBA FORTE E UNIDA - A busca de Curitiba pelo aperfeiçoamento das condições para a cidade lidar com as condições adversas data da instituição do Comitê Gestor do Programa Construindo Cidades Resilientes, em 2017, que já soma quatro reuniões de trabalho.  O diretor do CEPED/PR, major Pinheiro, participou do primeiro  encontro do comitê de 2018, na sede da Coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba. A constituição do grupo obedece à diretriz da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o enfrentamento de riscos e desastres decorrentes das mudanças climáticas e está prevista no decreto 798/2017, assinado pelo prefeito Rafael Greca.

“Instituí essa estratégia no primeiro ano do meu mandato porque é imperativo que a cidade esteja sempre pronta para intervir de modo eficiente quando, apesar das ações de prevenção que fazemos de rotina, isso não for suficiente e houver risco para as pessoas”, afirma Greca. Segundo o prefeito, resposta dada pela administração municipal e pela comunidade durante e depois dos temporais registrados neste mês é um exemplo da meta do comitê. “Já estamos praticando o que discutimos”, completou.

DIAGNÓSTICO E PLANO NO CENÁRIO - O Comitê Gestor do programa Construindo Cidades Resilientes é coordenado pela Defesa Civil de Curitiba e composto por representantes do gabinete do prefeito, Fundação de Ação Social (FAS), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretarias municipais de Governo Municipal, Meio Ambiente, Finanças, Obras Públicas, Saúde, Educação e Defesa Social e Trânsito.

Nessa etapa, cada integrante concluirá o inventário sobre a estrutura física e de pessoal treinado para ajudar a cidade e os moradores em situações de crise, além do que precisa ser melhorado. “Com isso em mãos, vamos fechar o diagnóstico sobre a estrutura de apoio e partir para a elaboração do Plano Municipal de Resiliência”, explica o coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil municipal, Nelson Ribeiro.

A próxima reunião do comitê está marcada para 10 de maio, na sede do CEPED/PR quando será realizada uma oficina para que seja feita uma autoavaliação da capacidade de resiliência do município em relação às catástrofes por meio do preenchimento do formulário (LG-Sat) composto por um pouco mais de 100 perguntas que vai mostrar em que nível de resiliência o município se encontra, e que serve também para que as pessoas envolvidas no processo possam entender qual é a relação com a área em que atuam.

Serviço:

Local: Salão de Atos do Parque Barigui

Endereço: Al. Ecologia Burle Marx, 2518-2800 Santo Inácio - Curitiba

Horário: das 09h00 às 17h00

Informações: (41)3350-3690

Para preencher o formulário de participação, acesse o site http://www.defesacivil.curitiba.pr.gov.br/

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/defesas-civis-discutem-normas-para-enfrentamento-de-riscos/45376

Vídeo: