06/04/2018

Parceria entre CEPED/PR e UFPR ganha reforço do Curso de Geografia

Professores do curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) visitaram nesta quinta-feira (05) a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), onde conheceram o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD), estrutura que reforça as ações que protegem a população de consequências de desastres naturais através de um monitoramento contínuo de todo o Paraná com base em informações de 16 órgãos do governo estadual.

Em seguida, os professores Tony Vinícius Moreira Sampaio e Edenilson Roberto do Nascimento foram ao Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR), acompanhados do chefe operacional da Defesa Civil do Paraná, capitão Romero Nunes da Silva, do subtenente do Corpo de Bombeiros, João Valter Da Lus, e do auxiliar do setor operacional da Divisão de Proteção e Defesa Civil da Casa Militar (DPDC), terceiro-sargento Ederaldo Kuller da Rocha.

Na visita, os professores tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o trabalho que o Centro Universitário desempenha, e constataram as possibilidades do trabalho que podem realizar em parceria com o CEPED/PR. A UFPR é uma das 25 instituições cooperadas que integram a Redesastre, e que têm o interesse comum em atuar com pesquisa e extensão, ensino e inovação tecnológica voltada à redução do risco de desastre.

Segundo o diretor do CEPED/PR, major Eduardo Pinheiro, “Diante dessa cooperação que já existe entre as duas instituições, o próximo passo é transformar as ideias que eles tiverem daqui para frente, em projetos que possam fazer com que eles trabalhem em conjunto com a Defesa Civil por meio do CEPED”.

Entre os projetos que podem ser desenvolvidos por professores e alunos, estão os que envolvem o mapeamento de riscos, a análise das ‘áreas de atenção’ hoje mapeadas, e a metodologia de mapeamento de risco, principalmente dos geológicos e geotécnicos em regiões que costumam registrar esse tipo de situação no Paraná.

Os professores que dão aulas em vários períodos do curso de Geografia da UFPR se colocaram à disposição do CEPED/PR, porque “eles querem aumentar a participação da universidade, bem como do curso e das disciplinas, de uma forma que possibilite contribuir mais para uma sociedade melhor, e proporcionar que a população da cidade se sinta mais segura em relação à ocorrência de desastres, e isso é tudo que nós também queremos”, afirmou o diretor do CEPED. “São pensamentos coincidentes que o encontro evidenciou, e que certamente vão tornar a parceria bastante produtiva”, acrescentou.

O major Pinheiro afirmou ainda, que é muito importante proporcionar aos alunos das universidades, a visão real do que acontece nos cenários de risco nas cidades paranaenses. “A informação sobre riscos precisa ser conhecida e propagada, sem isso, não vamos conseguir avançar”.