07/05/2018

Campi da Unespar das regiões noroeste, centro-oeste e norte do Paraná recebem a visita de pesquisadores do CEPED/PR

Pesquisadores bolsistas do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) estiveram nos campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de Paranavaí, Apucarana e Campo Mourão para fazer o levantamento das produções científicas (teses, dissertações, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso) que abordam temas como riscos e desastres.

O material pesquisado nas instituições vai ser incluído no projeto ‘Inventário da Produção Científica sobre Riscos e Desastres entre as instituições da Redesastre’ que começou a ser executado pelas biólogas e pesquisadoras do CEPED/PR, Gislaine Cova e Nayla Schimure, em fevereiro de 2017. O projeto de pesquisa segue sendo executado por Gislaine e pelo bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e pesquisador do CEPED/PR, Murilo Noli da Fonseca.

As obras relacionadas ao tema riscos e desastres já haviam sido selecionadas no CEPED/PR, em Curitiba, no acervo digital da biblioteca nos campi da referida universidade. “Mas era necessário verificar informações que não constavam na descrição do trabalho no acervo digital, tais como nome do orientador e área de estudo, por isso a viagem a essas cidades”, esclarece o pesquisador Murilo.

O mesmo trabalho, de forma presencial, já foi realizado nas instituições estaduais de ensino superior de Londrina (UEL), Jacarezinho (UENP), Bandeirantes (UENP), Cornélio Procópio (UENP), Maringá (UEM), Guarapuava (Unicentro), Cascavel (Unioeste), Ponta Grossa (UEPG), e União da Vitória (Unespar). Até o final de agosto deste ano, prazo final para a conclusão do projeto, todas as 25 instituições que compõem a Redesastre devem ser visitadas, e os resultados da pesquisa farão parte da plataforma virtual que vai ser disponibilizada em breve.