22/10/2018

CEPED/PR começa a preparar tutores que vão atuar em curso da ONU

Começou na segunda-feira (15), a preparação dos 18 candidatos a tutores que vão esclarecer as dúvidas, direcionar conteúdos, corrigir provas e exercícios dos alunos inscritos para fazer o curso Cidades Resilientes, preparado pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED). Um dos requisitos exigidos de quem se cadastrou para ser tutor, era ter, no mínimo, Ensino Superior e conhecimento técnico de Redução de Riscos e Desastres (RRD) e Proteção e Defesa Civil.

O tutor é a pessoa que durante o curso, “mantém uma ligação direta com os alunos, também motiva e pede o envolvimento de todos e, principalmente, que humaniza o Ensino à Distância”, explica o chefe do setor de Ensino do CEPED/PR, capitão Lucas Simiano.

Para o diretor do CEPED/PR, major Eduardo Pinheiro, o tutor “é o principal componente dessa relação entre aluno, ambiente virtual de aprendizagem e conhecimento para que o curso atinja os seus objetivos”.

O curso que vai abordar os itens da campanha "Construindo Cidades Resilientes" lançada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR/ONU), em 2010. Há também os cursos “Sistema de Comando de Incidentes” e “Captação de Recursos”, além de outros a serem oferecidos. Os tutores vão atuar em todos os cursos que o CEPED/PR disponibilizar.

O curso de preparação se encerra dia 28, e durante esse período, em uma aula presencial, e nas demais à distância (EaD), eles vão estudar todo o conteúdo do curso Cidades Resilientes, e montar o trabalho que vão desenvolver como tutores.

Em novembro, o curso “Cidades Resilientes” vai ser oferecido para servidores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), e das prefeituras de Primeiro de Maio e de Campo Largo. Numa segunda etapa, será aberto a outras cidades.

CURSO CIDADES RESILIENTES – O curso de capacitação é inédito no Brasil na modalidade EaD, e vai abordar de forma inovadora, o tema da campanha da ONU. O conteúdo foi adaptado pela equipe do CEPED/PR à realidade dos municípios brasileiros.

O curso será oferecido pelo CEPED/PR para capacitar gestores locais que tenham a responsabilidade de elaborar e executar as ações necessárias de prevenção, preparação, resposta e reconstrução visando a redução dos desastres, em consonância coma Lei 12608/12 da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A parceria entre o CEPED/PR e o UNISDR tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de capacidades para apoiar os municípios na implantação da campanha global ‘Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando! ’.

Os que concluírem o curso com êxito receberão um certificado emitido pelo CEPED/PR e pela ONU. Para mais informações acesse ceped@ceped.pr.gov.br