logo ceped

Notícias

13/11/2018

Defesa Civil já emitiu 399 avisos meteorológicos

O Centro Estadual de Gerenciamento de Risco de Desastres (CEGED), órgão da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, já emitiu 399 avisos de eventos meteorológicos por SMS neste ano. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (6) no I Seminário Paranaense de Avaliação dos Avisos Meteorológicos e Alertas de Desastres, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

 

Os avisos meteorológicos são enviados para quem cadastrou o seu CEP no número 40199. O serviço é gratuito e está disponível para os 399 municípios paranaenses, ajudando a população a não ser pega de surpresa em casos de eventos climáticos severos.

 

Junto aos disparos de SMS, o CEGED também envia alertas de risco de desastres às coordenadorias regionais e às unidades municipais de Defesa Civil, além de alertar diretamente a população que vive nas áreas de atenção monitoradas no Estado.

 

AVALIAÇÃO – A efetividade desses serviços, que se baseiam nas informações repassadas por instituições como o Simepar e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), foi avaliada no seminário. O evento foi promovido pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) e contou com a participação de gestores da Defesa Civil de vários estados brasileiros.

 

A proposta é que as entidades nacionais e estaduais que trabalham com o tema discutam a qualidade dos avisos meteorológicos e os alertas de desastres. “O Paraná tem se destacado pela disponibilização dessas informações, mas os técnicos precisam sempre melhorar a qualidade desse processo”, disse o diretor do CEPED/PR, major Eduardo Gomes Pinheiro. “Este evento procura avaliar o impacto e assertividade desses alertas para que o sistema seja cada vez mais aprimorado”, afirmou.

 

Para o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, major Antonio Hiller, o principal desafio hoje é ampliar o alcance dos avisos meteorológicos, que está disponível para toda a população. “O objetivo é melhorar a proteção das pessoas, para que a população seja avisada com antecedência sobre os eventos meteorológicos severos ou a possibilidade de desastres”, disse. “Com isso, é possível mobilizar as estruturas de Defesa Civil para que haja tempo para desenvolver ações que diminuam os danos advindos desses desastres”, acrescentou.

 

CADASTRO – Para receber essas informações é necessário cadastrar o CEP da residência ou de outros locais de interesse. É só enviar, sem custo, uma mensagem de SMS com o CEP para o número 40199. Qualquer dúvida é só acessar a página da Defesa Civil (www.defesacivil.pr.gov.br), que disponibiliza todas as informações para o cadastro.

 

SEREDE - O evento no Palácio das Araucárias foi uma preparação para o I Seminário Paranaense de Pesquisas em Redução de Risco de Desastres (I Serede), que será realizado entre os dias 07 e 09 nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba.

O evento tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas no último ano pelas instituições que integram a Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica (Redesastre), além de promover o fortalecimento da rede enquanto iniciativa que visa a integração das instituições cooperadas para a geração de conhecimento voltado à Redução de Risco de Desastres (RRD).


É uma iniciativa do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) do Paraná, órgão vinculado à Casa Militar e à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e conta com o apoio da Capes (fundação do Ministério da Educação), da PUC-PR e da Sanepar.

 

Por Sara Carvalho, Assessoria de Comunicação CEPED/PR e Agência de Notícias do Paraná







Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=99422&tit=Defesa-Civil-ja-emitiu-399-avisos-meteorologicos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.