logo ceped

Notícias

22/11/2018

CEPED/PR participa em Foz do Iguaçu da XVIII edição do Seminário Nacional de Bombeiros – SENABOM 2018

Profissionais de todos os Corpos de Bombeiros do Brasil e especialistas na área estarão em Foz do Iguaçu (PR) para a 18ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros – SENABOM 2018 entre os dias 21 e 23 de novembro. Nos três dias de evento, estão programadas atividades acadêmicas, provas técnicas e exposição de novas tecnologias e inovações para o setor durante a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (FIPIE). As atividades são destinadas para bombeiros militares, policiais, integrantes das Forças Armadas, estudantes, dentre outros profissionais. O presidente geral do seminário é o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Edemilson de Barros.


A abertura oficial do seminário foi na manhã desta quarta-feira (21), no Auditório Principal Hotel Rafain Palace – Hotel & Convention. A primeira palestra do evento foi com Kathleen H. Almand, vice-presidente de pesquisa da Associação Nacional de Proteção contra Incêndios com o tema Incêndio no Edifício Grenfell Tower, Londres, 2017 - Aprendizados e Ações Tomadas para se Evitar Novas Tragédias. O encerramento será às 9 horas de sexta-feira (23) com a palestra do Contra-Almirante da Marinha Tailandesa, Apakorn Youkongkaew, que comandou a operação de resgate de 12 adolescentes que ficaram presos em uma caverna em junho deste ano.


O diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR), Major Dr. Eduardo Gomes Pinheiro foi convidado para participar do Painel: Pesquisas e Contribuições dos Ceped no Brasil, nesta quinta-feira (22), do qual participou a coordenadora do Centro Universitário de Estudos, Pesquisas e Extensão de Proteção e Desastre da Unioste, campus Cascavel, Profª Drª Irene Carniatto. 


Durante o SENABOM 2018 haverá ainda a reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) e a reunião da Liga Nacional dos Bombeiros (LIGABOM), que reúne os Comandantes Gerais de todos os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil para discutir o panorama da atividade de bombeiro a nível nacional e buscar ideias para aperfeiçoar o trabalho, bem como a integração e colaboração mútua entre as Corporações.


PROVA CERTIFICAÇÃO NACIONAL DE CÃES – No mesmo evento, o Corpo de Bombeiros do Paraná promove, desde o domingo (18), a Prova Certificação Nacional de Cães com as equipes dos Corpos de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amapá, Goiás, Paraíba, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Tocantins e São Paulo. Todas as equipes de Bombeiros já atuam na área e participam do exercício em busca da renovação da Certificação, que é feita a cada dois anos, além de qualificar os cães e aperfeiçoar a doutrina.  

 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE SALVAMENTO AQUÁTICO – Os bombeiros militares de diversos estados do Brasil também participarão de competições para estimular o aperfeiçoamento dos profissionais. A prova é organizada pelo Corpo de Bombeiros do Paraná e pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) Entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23) as equipes disputarão o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático. As provas serão realizadas no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti e no Iate Clube Lago de Itaipu. O presidente da Comissão Competição Sul-Americana de Salvamento Aquático é o Major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, da qual faz parte o Capitão Romero Nunes da Silva Filho, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná.

 

COMPETIÇÃO BOMBEIRO DE AÇO – O torneio nacional reúne bombeiros militares com o objetivo de estimular a competitividade, a integração, além de testar as habilidades dos profissionais com exercícios que simulam procedimentos operacionais como arraste de mangueira e simulação de extinção de incêndio, subida de torre e resgate de vítima inconsciente. A prova será na quinta-feira (22), no estacionamento em frente ao Hotel Rafain Convention Center.

 

Para conferir a programação completa acesse https://attitudepromo.iweventos.com.br/senabom2018.


Por Sara Carvalho, Assessoria de Comunicação CEPED/PR e Assessoria da Polícia Militar do Paraná. 





Fonte: https://attitudepromo.iweventos.com.br/senabom2018

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.