CEPED/PR participa de comemoração aos 50 anos da Defesa Civil 02/02/2023 - 09:58

Na quarta-feira (01/02), em uma exposição no Palácio Iguaçu, a equipe do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/PR compareceu a celebração dos 50 anos da Defesa Civil, em Curitiba. A ação visou divulgar o Projeto Fauna (@projetofaunapr) ao público presente na sede do Governo do Estado.

A exposição organizada pela Defesa Civil do Estado contou a história até os dias atuais, incluindo os grandes desastres no Estado, e apresentou materiais da instituição. Também no evento, as equipes do CEPED/PR e do Projeto Fauna divulgaram as ações do projeto aos visitantes com a entrega de brindes da instituição. Houve a participação do vice-governador do Paraná, Darci Piana, da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa e do coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Fernando Raimundo Schunig.

A ação teve a colaboração da diretora do CEPED/PR, a Drª Danyelle Stringari, da Médica Veterinária e Coordenadora Técnica do Projeto Fauna Drª Letícia Koproski, do Médico Veterinário Fábio Teles, dos biólogos do Projeto Fauna, Maíra Zacharias e Leonardo Duda; e da estudante de graduação, Amanda Pessoa. Ainda houve a participação dos residentes técnicos do CEPED/PR, Arthur Borsato, Lorena Pioli, Nathalie Gollub, Rafaela Sirino e Talita Tanner.

Projeto Fauna

O convênio firmado entre a Unespar, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unespar é uma condicionante da Licença de Operação dos Portos. A equipe do Projeto Fauna é responsável pelas ações de resposta à fauna atingida por óleo em caso de emergência ambientais. O projeto Fauna atua na região do litoral, no Complexo Estuarino de Paranaguá, resgatando animais em casos de acidentes com derramamento de óleo, desenvolvendo ações de educação ambiental e capacitando a Brigada Voluntária em auxílio à fauna local. Para saber mais acesse @projetofaunapr