Apresentação

logo ceped

 

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) tem a proposta de estimular, agregar e formar uma rede de instituições cooperadas públicas e privadas sobre ações para a redução de riscos de desastres no Paraná. A partir da reestruturação do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, o CEPED/PR foi criado pelo Decreto Estadual nº 9.557, em 6 de dezembro de 2013. O modelo paranaense adotado difere do funcionamento convencional restrito a um departamento ou a uma universidade. Atualmente, o CEPED/PR está vinculado academicamente à Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e representa um órgão de assessoramento da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

A vocação para atuação em rede se torna possível graças as suas características de pluralização e regionalização das atividades desenvolvidas, levando-se em conta a premissa da valorização do critério de atuação regional das universidades para a interatividade inclusive em apoio às ações municipais de proteção e defesa civil. O CEPED/PR é gestor da Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão voltada à Redução de Riscos de Desastres - REDESASTRE/PR (Decreto n.º 12445/2014) e se concentra na busca de material de pesquisas em redução integral de risco de desastres para pesquisadores de instituições de ensino.

A instituição possui reconhecimento do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDDR-ONU), com a chancela para aplicar os conteúdos da campanha “Construindo Cidades Resilientes”.

Nosso objetivo é encontrar novas formas de captação de recursos para a pesquisa, ensino e extensão, bem como a produção do conhecimento científico voltados à redução do riscos de desastres no Estado do Paraná, apoio as instituições interessadas na área de gestão do risco e desastres com propostas úteis para a transformação da realidade. Ou seja, busca-se desenvolver estudos e pesquisas que visem a implantação de um modelo efetivo de gestão integrada de riscos de desastres. 

Dessa forma, o Centro tem abrangência em todo território estadual e nacional, além de trabalhar estimulando a pesquisa para a produção de conhecimento e a inovação tecnológica voltada às soluções acerca dos desastres, realiza cursos voltados aos integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil e à sociedade.

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/PR está localizado na Av. Prefeito Lothário Meissner, 350, próximo ao Jardim Botânico, na SETI, em Curitiba, Paraná; disponível via telefone 4132817459 e através do email ceped.parana@gmail.com

Os objetivos do CEPED/PR consistem em:

  • Fomentar estudos e projetos voltados a redução do risco de desastres no Paraná;
  • Desenvolver práticas de ensino e extensão que visem à disseminação de conhecimento voltado à redução de desastres;
  • Estimular a produção científica, desenvolvimento de pesquisas e inovação tecnológica;
  • Incentivar o intercâmbio dos pesquisadores entre as instituições
  • Atuar em rede com Instituições de Ensino Superior, institutos, centros de pesquisa e fundações cooperadas;
  • Reunir e disponibilizar a produção científica paranaense sobre desastres em uma plataforma integrada;
  • Gerar e difundir informações úteis para a sociedade, instituições públicas e privadas relacionadas à redução de riscos de desastres.
  • Promover cursos de extensão e capacitar os atores na redução do risco de desastres