Conheça a REDESASTRE

 

A Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica - REDESASTRE é voltada à redução de riscos e desastres no Estado do Paraná e está instituída sob o Decreto Estadual nº 12445/14. O propósito deste programa é a cooperação e intercâmbio científico/tecnológico direcionado à redução integral de riscos a desastres no Estado. Na instituição, são desenvolvidas atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos; absorção e transferência de tecnologias, além de serviços educacionais de pesquisa e extensão e a utilização de instalações. 

A Redesastre é a primeira rede oficialmente criada no Brasil com a finalidade de tratar especificamente do tema. O surgimento se deu a partir do CEPED/PR, visto que o Centro tem como característica a atuação em regime de cooperação com instituições de ensino e pesquisa. Logo, na medida em que Termos de Cooperação são assinados entre o CEPED/PR e instituições de ensino e/ou pesquisa, novas células do CEPED/PR são criadas em entidades integradas à Redesastre.

O CEPED/PR é responsável pela gestão da Redesastre e possui parceria e reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Com sede em Curitiba, o órgão atua na captação e desenvolvimento de projetos para a redução de riscos e desastres no Paraná. Conforme o Decreto Estadual nº 9.557, de 6 de dezembro de 2013, o CEPED/PR está vinculado a Unespar. Sua atuação difere dos modelos internos aplicados em universidades, uma vez que esse não é restrito a um departamento ou instituição. 

Além disso, o decreto que institui a Redesastre permite ao CEPED/PR a apresentação de projetos considerados relevantes aos fundos estaduais que possuam aderência ao tema desastres (meio ambiente, recursos hídricos, segurança pública, assistência social, educação, dentre outros), de forma individual ou em conjunto com suas cooperadas para a obtenção de fomento às suas ações. Atualmente, 25 instituições aderiram à Redesastre.

O CEPED/PR possui a proposta de ser um Centro plural, envolvendo universidades públicas estaduais, federais e privadas interessadas em integrar esse conjunto de esforços que a temática requer. Assim, ao se estabelecer o Regimento Interno do CEPED/PR, surgiu a ideia de ser criado um mecanismo de cooperação com outras instituições afins, as quais, firmando um Termo de Cooperação passariam a se comprometer com os objetivos do CEPED/PR.

Desta forma, o Centro procura identificar instituições interessadas e está aberto a propostas para nova composição da Rede. Dessa forma, celebra-se um Termo de Cooperação integrando a instituição à Redesastre, gerida pelo CEPED/PR. Isso proporciona de forma simultânea, a criação de várias unidades do CEPED/PR com objetivo de elaborar novos projetos para um Paraná com menos desastres.

Para fazer parte da Redesastre, entre em contato pelo e-mail ceped.parana@gmail.com ou via Instagram

 

 

  • *