logo ceped

Apresentação

CEPED

O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) é um dos resultados da reestruturação do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e foi criado pelo Decreto Estadual nº 9.557, em 6 de dezembro de 2013. Sua proposta é diferente desde a concepção, uma vez que visa estimular, agregar e formar uma rede de instituições cooperadas públicas e privadas em torno das necessárias ações para a redução de riscos de desastres no Paraná.


O modelo paranaense adotado difere do funcionamento convencional restrito a um departamento ou a uma universidade até então utilizado. Sendo assim, O CEPED/PR surge vinculado academicamente à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e consiste num órgão de assessoramento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC), inserindo-se diretamente na estrutura da Casa Militar, relacionando-se também ao Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPRODEC), com a Divisão de Proteção e Defesa Civil (DPDC) e com as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC).


A vocação para atuação em rede se torna possível graças as suas características de pluralização e regionalização das atividades desenvolvidas, levando-se em conta a premissa da valorização do critério de atuação regional das universidades para a interatividade inclusive em apoio às ações municipais de proteção e defesa civil.


O CEPED/PR se concentra na busca de material humano com afinidade, pré-disposição e que já realizam pesquisa em redução de risco de desastres, desde que o pesquisador esteja em uma instituição de ensino e pesquisa cooperada com a Redesastre.


Nosso objetivo é encontrar novas formas de captação de recursos para a pesquisa, ensino e extensão, bem como apoiar as instituições interessadas na área de gestão do risco e desastres com propostas úteis para a transformação da realidade até então desfavorável de um povoado. Ou seja, busca-se desenvolver estudos e pesquisas que visem a a implantação de um modelo efetivo de gestão integrada de riscos de desastres.


Dessa forma o centro, além de trabalhar estimulando a pesquisa para a produção de conhecimento, e a inovação tecnológica voltada à soluções acerca dos desastres, realiza cursos voltados aos integrantes do sistema de proteção e defesa civil e para a sociedade. 

Recomendar esta página via e-mail: