CEPED/PR desenvolve nova identidade visual 30/03/2023 - 11:10

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, o CEPED/PR, está com uma nova logomarca. A atual identidade visual será incorporada às redes sociais, ao site do CEPED/PR e aos demais eventos da instituição. A marca foi modernizada com a adaptação dos traços e arte aos padrões atuais de design, com a transição visual feita de modo gradual.

ALUSÃO

A logomarca remete a geometria dos pinhões do movimento paranista do século XIX, ilustrada por uma meia-pinha aberta com três pinhões coloridos que representam as instituições que integram o CEPED/PR: a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e a Universidade Estadual do Paraná.

HISTÓRIA

O movimento paranista nasceu no final do século XIX com o objetivo da afirmação da cultura paranaense, no qual sugeria que os artistas utilizassem em suas obras as referências locais representadas por meio de símbolos como o pinhão, araucária, erva-mate, chimarrão, etc. O paranismo busca através das artes, apontar as principais características do estado cunhando elementos que representem o seu povo, a fauna e a flora. É neste sentido, que o CEPED/PR reforça a identidade paranaense na busca pela redução integral dos riscos de desastres no Estado.

INSPIRAÇÃO

Em uma única arte, a instituição traz todo o ideal do CEPED/PR que compõe a história do Estado, junto ao movimento paranista e seu símbolo tradicional, o pinhão.