Diretora do CEPED/PR fará parte do Conselho Estadual de Proteção à Fauna Nativa 01/09/2023 - 14:48

Representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) concretizou a colaboração de dois membros em ações pelo desenvolvimento da Fauna. Em reunião, na segunda-feira (28), houve a definição das equipes do Conselho Estadual de Proteção à Fauna Nativa (Confauna), na Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em Curitiba (PR).

A participação do CEPED/PR, via Seti, será nos três setores de Câmaras Temáticas do Confauna. As Câmaras Temáticas visam apoiar ações para o desenvolvimento sustentável da biodiversidade, saúde humana, animal e ecológica, além do uso consciente de recursos naturais.

Os setores das Câmaras Temáticas são subdivididos em: Estratégias de Conservação; Assuntos de Interesse Econômico e Saúde Única.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) esteve representada pela diretora-presidente do CEPED/PR, Dra. Danyelle Stringari, e da Médica Veterinária do CEPED/PR, Dra. Letícia Koproski, conselheiras do Confauna.

O Confauna faz parte do Sistema Estadual de Proteção à Fauna Nativa e tem por finalidade subsidiar e assessorar a Sedest e o Instituto Água e Terra (IAT) na regulamentação e execução das ações, atuando como órgão consultivo e propositivo.

O presidente do Confauna, Valdemar Bernardo Jorge, destacou a importância de fortalecer o diálogo entre as diversas instituições envolvidas nos cuidados com a fauna nativa no Estado.

A reunião teve a participação do IAT, do Conselho Regional de Biologia, de secretarias estaduais da Agricultura e Abastecimento, Segurança Pública, Infraestrutura e Logística, além do Ibama. Também houve a colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil - PR, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná e organizações da sociedade civil, como GEEP-Açungui, Mater Natura, Apave e Sociedade de Proteção da Vida Selvagem.

A matéria completa pode ser acessada em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Conselho-Estadual-de-Protecao-Fauna-Nativa-define-membros-das-camaras-tecnicas