Pesquisadora do CEPED/PR participa de curso de Sustentabilidade e Produção de Natureza 28/09/2023 - 10:04

A pesquisadora do CEPED/PR, Vitória Pasqual, concluiu curso prático imersivo que apresentou uma visão inovadora sobre Sustentabilidade e Produção de Natureza. Promovido pelo SINDIVET/PR - Sindicato de Médicos Veterinários no Estado do Paraná, e idealizado em conjunto com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS, o curso desenvolvido durante quatro dias, abordou o tema de serviços ecossistêmicos e a renovação florestal.

As atividades ocorreram na Reserva Natural das Águas e de Guaricica no Litoral do Paraná, em Antonina. Os participantes acompanharam como acontece a produção florestal e como são desenvolvidos projetos da SPVS nas áreas de zootecnia, agronomia e engenharia florestal, que englobam a conservação das espécies, dos ecossistemas e ambientes.

O Curso foi conduzido em parceria com o Sistema FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), no  auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP), em Curitiba (PR). As ações também foram destinadas à estudantes de medicina veterinária, médicos veterinários e pequenos produtores na fazenda Modelo do Canguiri, em Pinhais (PR).

A médica veterinária Vitória Pasqual destacou a relevância da natureza: "são vários pontos positivos que a floresta pode nos oferecer: água, sombra, saúde, frutas, alimentos com valor agregado, assim como a movimentação da economia local e o Ecoturismo, que também depende desse meio para acontecer".

Em um dos momentos mais esperados do evento foi realizada uma experiência de vivência, em que trilhas foram percorridas nas reservas naturais que compõem a Grande Reserva da Mata Atlântica. Ela é a maior região preservada de Mata Atlântica do Mundo, na qual está situada no estado do Paraná, por meio do núcleo desse extenso maciço florestal.

A Mata Atlântica é uma das principais florestas tropicais do planeta, sendo considerada um dos hotspots da biodiversidade, por reunir elevado número de espécies endêmicas e já ter perdido mais de 75% da sua cobertura original. A floresta em pé é alternativa viável economicamente e sustentável para o planeta. É preciso unir esforços para a sua preservação e a visão da produção da natureza permite que se perceba os inúmeros serviços que este ambiente pode fornecer para a continuidade da humanidade.

Fotos: Vitória Maria Albano Pasqual

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias