Instituições da Redesastre irão compartilhar resultados de projetos 24/10/2018 - 13:00

A primeira edição do Seminário Paranaense de Pesquisa em Redução de Desastre - I SEREDE, tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas no último ano pelas instituições que integram a Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica (Redesastre). O seminário visa promover o fortalecimento da Redesastre e o foco na integração para a geração de conhecimento voltado à redução integral de risco de desastres.

O evento será realizado entre os dias 07 e 09 de novembro de 2018, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba. A ação é uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná, órgão vinculado à Defesa Civil e à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e que conta com o apoio da Capes (Fundação do Ministério da Educação, MEC), da PUC-PR e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Além de palestras, o I SEREDE vai apresentar trabalhos e pôsteres provenientes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação, com questões referentes aos eixos temáticos. O seminário também vai trazer as pesquisas coordenadas pelo CEPED/PR com o apoio da Sanepar, por meio do Termo de Cooperação realizado em 2016.

REDESASTRE – A Redesastre tem o propósito de cooperação e intercâmbio científico/tecnológico direcionado à redução de riscos e desastres no estado do Paraná. Na Rede, são desenvolvidas atividades de pesquisa, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias, serviços educacionais de pesquisa e extensão e a utilização de instalações e equipamentos. O CEPED/PR é responsável pela gestão da Redesastre e possui parceria e reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Com sede em Curitiba, o órgão atua na captação e desenvolvimento de projetos para a redução de riscos e desastres no Paraná. Atualmente, conta com 25 instituições cooperadas.

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE ALERTAS DE DESASTRES/PR - Um dia antes do I SEREDE (06), integrantes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC) e pesquisadores da área participam do ‘Seminário Paranaense de Avaliação de Avisos Meteorológicos e Alertas de Desastres’, das 8h às 18h, no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba.

O evento é uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná (CEPDEC), e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), e tem como objetivo avaliar a qualidade dos alertas de desastres emitidos no estado do Paraná.

Acesse a programação completa do I SERED e do Seminário de Alertas de Desastres em https://www.even3.com.br/serede